sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Noturnas
Nessa curta semana que passou, tive que fazer umas fotos do Observatório Astronômico da PUCRS. Pra quem não conhece, ele fica no 6° andar do prédio 8 (Faculdade de Letras), aberto de segunda a sexta, das 17h as 23h.
Mesmo frequentando a PUC a algum tempo, não conhecia o local. Nem fazia muita ideia de como era. Só imaginei que devia ter um telescópio, e talvez uma cúpula. Visitando primeiro na luz do dia, vi a estrutura do laboratório e os equipamentos que imaginei. Voltei então ao anoitecer, para tentar a sorte com algumas fotos noturnas.
Os poucos testes que fiz nesse tipo de registro, mostraram que é preciso um pouco de paciência além do normal. Começando pelo uso do tripé. Todas as possibilidades de regulagem, combinando com a pouca experiência, já queimam um bom tempo. Tempo esse, que pra conseguir uma foto de anoitecer ou por do sol, é fundamental.
De resto, existe a espera por cada foto. Usar longa exposição, verificar se ficou legal (ao menos foi o "método" que eu usei.). Contrastando com o imediatismo do dia-a-dia, esse tipo de imagem parece relembrar um tempo antigo. Daí surge novamente a expectativa depois de cada clique.
Como tinha uma visita agendada, não pude ficar muito tempo fotografando com pessoas. Pretendo retornar mais vezes, até porque o ambiente lá é muito interessante. Com apenas seis andares longe de chão, já existe uma sensação de tranquilidade muito maior.
Fiz essas fotos com uma Nikon D700 e lente 14mm-24mm f2.8 e iso 200 (momento cagada: devia ter feito as fotos em raw, mas esqueci e fiz em jpeg.)
Assinar:
Postagens (Atom)