Dentro da minha curta "carreira" como fotógrafo, uma das coisas mais que mais gosto de fazer, é cobrir espetáculos. Em princípio de todo o tipo, shows, teatro, dança. Não que eu tenha feito muitas coisas nessa área. Talvez um pouco mais de show. Por sinal nem sempre de bandas que eu gosto. Mas o que vale mesmo é a experiência. Cada evento é uma história, as luzes mudam, os músicos e as atitudes. E o bacana é captar esses momentos da melhor forma possível.
Ontem porém, tive a oportunidade de fotografar uma peça de teatro, coisa que nunca havia feito. Foi no Theatro São Pedro, local que também não conhecia. A peça era "Mordendo os Lábios", do diretor Hamilton Vaz Pereira.
O curioso logo de início é que como espetáculo, o teatro acaba sendo totalmente o oposto de um show. As semelhanças talvez sejam o fato de existir um palco e uma iluminação diferenciada. Do resto, tudo ao contrário. Ao invés da música alta, gente pulando de um lado para o outro, silêncio. Muito silêncio. Do tipo que o simples barulho da câmera disparando é suficiente para atrair a atenção de todo o público. Começa aí o desafio. Fotografar momentos expressivos, sem atrapalhar quem está lá assistindo. Conseguir ser "discreto" enquanto se trabalha, é mais complicado do que parece.
O que resta é aproveitar os poucos momentos mais "agitados", quando as pessoas estão distraídas (por exemplo, partes cômicas) ou ainda momentos de música alta, para pensar rápido e fazer a foto.
Ficam então alguns registros de ontem. Usei a Canon 30d e lente 70mm-200mm f2.8.
P.s: agora inaugurei o primeiro post sem colocar "material antigo" \o
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
domingo, 17 de outubro de 2010
7 de Setembro
Tirando mais arquivos do "fundo do bau", achei essas fotos do desfile de 7 de setembro, em Porto Alegre. Fiz essa pela Camara de Vereadores em 2009, ja que o presidente estava acompanhando as festividades.
Estranhamente (assim como na tradicao de Navegantes) nao choveu na manha do evento. O que contribuiu para o grande numero de pessoas presentes no local. Tem uma foto que a Camila Domingues tirou, onde eu apareco no meio do povo, quase escondido. Infelizmente nao consegui achar. Alias, algum dia desses quero juntar essas imagens meio engracadas/curiosas em momentos de trabalho.
E bom voltar um pouco no tempo e ver coisas que tu ja fez, e como resolveria hoje. Por sinal, enquanto procurava essas fotos, achei bastante coisa no site da Camara que no momento nem dei muito valor. Mas olhando depois de um periodo, parece que elas ganham uma importancia. Talvez nesses momentos tu percebe que tenha contribuido para documentar um instante (com a mais humilde das intencoes).
Se nao me engano, as fotos foram com a Nikon d100, lentes 17mm-55mm f2.8 e 80mm-200mm f2.8
Assinar:
Postagens (Atom)